COORDENADORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

|   Mapa do Site  |

A Extensão:

A UnC Canoinhas/Porto União insere-se também na comunidade, pelos trabalhos promovidos pelos seus Cursos de Graduação e pela Coordenadoria de Extensão e Cultura, que através principalmente do Programa de Apoio à Extensão e Cultura - PAEC, vem desenvolvendo desde 2001, projetos financiados pelo Fundo de Apoio à Extensão e Cultura - FAEC, os quais têm como objetivo o estímulo à geração de renda, saúde preventiva, esclarecimentos e encaminhamentos gerais à comunidade.


Desenvolve também projetos de demandas específicas, pesquisas diagnósticas, difusão da tecnologia, cursos de informática, cursos de capacitação e qualificação, palestras, seminários, eventos artístico-culturais, prestação de serviço em geral a partir de demandas específicas e outros.


Essa coordenadoria é responsável pelas ações do Serviço de Apoio ao Estudante - SAE, que viabiliza cadastros para bolsa de estudo/trabalho e moradia; selecionando através de uma comissão, alunos que serão beneficiados por bolsas e financiamento interno e externo a UnC como por exemplo: Art. 170, Bolsa-família, Bolsa-trabalho, FIES e outros.



Responsável pelo Setor de Extensão e Cultura
Profº Ms Gildo Carlos Nogueira Cardoso
gildo@unc.br

Auxiliares da Extensão e Cultura
Murilo Zelinski (Canoinhas)
Fernanda Blomer (Porto União)

Agenda de Cursos e Eventos


   - Programa de Inclusão Digital



   Mais informações:
      47.3622.9917 (Canoinhas) e 42.3523.2328 (Porto União)

       E-mail: extensao@cni.unc.br

      Inscrições na tesouraria da UnC.


Galeria de Imagens

   - Fotos do Sipex do Povo de Artes Canoinhas e Porto União

   - II Semana UAMI - 23 e 24/06/2009

   - Intervalo Cultural em Porto União - 25/06/2009

   - VII JORNADA UnC COM ARTE: A pesquisa e suas contribuições

   - Intervalos Culturais

PAEC

Este programa foi implantado em 2001, desde então, é financiado pelo FUNDO DE APOIO A EXTENSÃO E CULTURA - FAEC da UnC Canoinhas/Porto União.


O PAEC mobiliza diversos setores da sociedade civil e do Estado para desenvolver os programas de extensão voltados para o trabalho comunitário (não assistencialista) de professores e estudantes em comunidades economicamente carentes e/ou entidades devidamente organizadas que atendam a demanda especificada anteriormente.


As ações desenvolvidas por meio do PAEC abordam diferentes temas multidisciplinares. Entre outros, destaca-se: saúde, educação, meio ambiente, turismo, geração de renda, resgate cultural e histórico, organização comunitária, e empreendedorismo.


As ações têm por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida e geração de renda das comunidades envolvidas e desenvolver a consciência cidadã dos universitários participantes.


Nas ações os alunos devem utilizar métodos diversos e criativos, como teatro, gincanas, palestras, canto, filmes, outros como forma de transmitir as informações e envolver a comunidade.


O PAEC é operacionalizado através do FAEC, constituído de 1% do orçamento do ano anterior. Pode o programa captar outros recursos que venham contribuir para a melhoria e amplitude dos projetos.


Em três anos de atuação, o PAEC, em Canoinhas e Porto União, já envolveu mais de 100 estudantes em vários projetos; atuou em mais de 90 locais; atendeu mais de 5.000 pessoas das diversas comunidades e instituições.

UAMI

Envelhecer é um triunfo. Gozar das boas coisas que a velhice proporciona, implica dispor de um mínimo de condições de qualidade de vida para os que têm a bênção de chegar a esta idade. Jovens hoje, todos temos dentro de nós o velho de manhã. Chegar à Terceira Idade em pleno desfrute desta etapa da vida significa planejá-la para vivê-la plenamente.


Pensando na qualidade de vida da Maior Idade, a Universidade do Contestado define políticas e estratégias de ação para garantir o espaço de cidadania a esta significativa camada da população caçadorense e regional.


A Universidade Aberta da Maior Idade propôe-se desenvolver atividades relacionadas com o saber, o fazer e o lazer, possibilitando uma vida ativa, independente da idade que se tenha, pelas oportunidades de novos aprendizados e do convívio social.


Este documento apresenta o projeto da Universidade Aberta, voltada para um público de maioridade. Contém objetivos, justificativa, base teórica e metodologia de desenvolvimento das ações.



OBJETIVOS

Geral

Implantar o programa Universidade Aberta da Maior Idade na UnC Caçador, abrindo espaço para o resgate da cidadania, propiciando melhor qualidade de vida ao ser humano na maturidade, gerando oportunidades de atualização e integração na comunidade.


Específicos

- Despertar no adulto de maior idade a qualificação a requalificação profissional, para o ingresso no mercado de trabalho.

- Rsgatar o status intelectual do homem historicamente produtivo e o descobrimento de suas potencialidades.

- Estimular uma prática consciente e participativa da cidadania na formação de agentes multiplicadores.

- Integrar no meio acadêmico o aluno adulto da maior idade com atividades intergeracionais.


GALERIA DE FOTOS - UAMI

GALERIA DE FOTOS - II Semana UAMI - 23 e 24/06/2009

PID (Programa de Inclusão Digital)

O Programa de Inclusão Digital da UnC oferece cursos de qualificação em informática (básica, intermediária e avançada) em módulos de 40 horas-aula cada, com o objetivo de promover: inclusão digital e cidadania; acesso ao mercado de trabalho; domínio da informática para uso nas atividades pessoais e profissionais.



Previsão de início das aulas:

- Março 2011

Investimento:

R$15,00 + 10 parcelas de R$20,00



Mínimo de alunos para iniciar:

50 alunos em Canoinhas
30 alunos em Porto União



Inscrições na tesouraria

Canoinhas (47) 3622-9917
Porto União (42) 3523-2328

Programa UnC na Comunidade:

Trata-se de uma proposta que tem, como meta principal, aproximar a Universidade da clientela que não tem acesso ao Ensino Superior, visando, de um lado, a prestar um serviço à sociedade e, de outro, a divulgar o conhecimento produzido nos cursos de graduação.

Consiste em uma ação social que vai divulgar à comunidade externa as possibilidades que a Universidade oferece, pois se caracteriza como instrumento de divulgação de cada curso, atraindo novos e possíveis acadêmicos.

Além disso, a população regional redimensiona o papel da Universidade como instituição comprometida com o desenvolvimento local.



Objetivo Geral

Desenvolver projetos de ação sistemática junto à comunidade regional, prestando serviços nas diversas áreas do conhecimento afins aos cursos de graduação, abrindo espaços para novos projetos, programas, parcerias e atividades diversas, a partir da proposta de cada curso e das diretrizes do Projeto Pedagógico da Unc e do Plano de Extensão e Cultura.



Objetivos Específicos

- Envolver os cursos de graduação, através de suas coordenadorias e acadêmicos, pela via da extensão universitária, com entidades interessadas numa ação comunitária.

- Desenvolver métodos e técnicas de divulgação desta ação.

- Criar uma sistemática para a otimização no desenvolvimento da ação comunitária.

- Acompanhar os estagiários, através de suas coordenações, e supervisionar por parte da Extensão e Cultura.

- Certificar o acadêmico.