- ESTUDO DO MEIO:

a disciplina curricular tem como principal objetivo demonstrar aos educandos a estreita relação existente entre aquilo que se aprende no colégio e o que ocorre dentro e fora dele, em diferentes lugares, com diferentes pessoas, o tempo todo. Envolve em uma primeira etapa, um cuidadoso planejamento: roteiro, pesquisa, atividades, regras que favoreçam o convívio coletivo e estratégias de trabalho. È possível extrair do estudo do meio o que ele oferece de melhor: a percepção de que a escola não tem fronteira.
            O ápice destes estudos será a viagem, onde será vivido e experimentado tudo aquilo que foi estudado.

  • as viagens acontecerão dentre os dias previstos no calendário;
  • as despesas dessas viagens são de responsabilidade da família – contrato com uma Agência de Viagens Pedagógicas.
  • os alunos, juntamente com seu professor orientador, organizarão o CADERNO DE VIAGEM com o respectivo roteiro e pesquisa realizada, o qual os norteará durante as viagens.

 

 – Veja na sala de aula: trata-se de uma ferramenta pedagógica complementar (uso em sala de aula), a qual traz os fatos do Brasil e do Mundo para dentro da escola. Seu maior objetivo é contribuir com o desenvolvimento dos alunos do ensino médio, fornecendo-lhes subsídios para que se tornem atuantes, preparados, bem informados e críticos em relação às reportagens.
O Realização – Colégio de Ensino Médio acreditou nos objetivos da Fundação Victor Civita / Editora Abril e investiu nesse programa :  “o sonho de transformar as escolas e assim, construir um país mais justo com cidadãos mais completos”.
A Revista Veja será utilizada nas diversas disciplinas, quando matérias pertinentes forem publicadas.

Obs. Após a utilização das revistas, nas aulas, pelos professores, as mesmas serão distribuídas aos educandos.

 – Pão com poesia: 10º ano do Projeto Pão com Poesia. Criação de poemas pelos alunos, que depois de corrigidos pelo professor, são digitados e colados nas embalagens de pão das panificadoras, socializando o trabalho desenvolvido na área de Linguagens, códigos e suas Tecnologias.
É um projeto de Língua Portuguesa que oportuniza o aluno expor sua subjetividade latente.

 – Livro Anual: Mais um projeto na área de Linguagens, códigos e suas Tecnologias.
Elaboração de textos em sala de aula com orientação da docente.  Após a correção dos mesmos pela professora, estes são digitados, formatados e enviados à Editora.
Este projeto de Língua Portuguesa proporciona a interação com a comunidade em geral e aproxima ainda mais os pais do âmbito escolar.

DICAS DE ESTUDO


- H ábito: adquira o hábito de estudar, de preferência sempre no mesmo horário; perceba o seu próprio limite, nem sempre estudar por horas excessivas para  garantir um bom resultado; estude com a intenção de aprender, se tiver dúvidas, anote para depois resolvê-las, nunca fique com perguntas sem respostas.
- Tempo: Planeje-se estabelecendo um hor ário fixo e diário; não marque compromisso nem receba visitas, nem mesmo atenda ao telefone; estabeleça tempos-padrão com intervalos para o descanso
- Sala de aula: preste aten ção, se você não entendeu, peça esclarecimentos ao professor e se necessário mais exemplos; faça anotações (somente as que forem úteis para você); mantenha-se sempre atualizado nas tarefas, revendo as aulas.


 - Local de estudo: escolha um lugar tranquilo onde exista espaço e uma mesa para a sua organização, mantenha sobre a mesa somente o material necessário. Utilize a biblioteca para pesquisas, quando necessário. Obs.: Tenha sempre um dicionário e um bloco de anotações. Quem não tem um lugar adequado pode estudar na biblioteca.


- Estudo em grupo: n ão se esqueça que o número de participantes não pode ser muito grande, as tarefas precisam ser assumidas por todos, marque um horário para começar e terminar.


- Leituras: leia os livros obrigat órios e se possível mais alguns, não esqueça de atualizar-se lendo revistas, jornais, internet e outros. Participe, veja e comente tudo o que está acontecendo no mundo, vai ser muito importante para você.


- Redação: Procure fazer todas as redações solicitadas; mantenha atenção às orientações do professor; refaça a sua redação sempre que necessário. Observe também a sua letra, ela precisa ser legível.


- Provas: prepare-se com anteced ência, na véspera consulte apenas os resumos e anotações; leia atentamente o enunciado das provas e questões; pense antes de escrever, não tenha pressa, mas fique atento ao horário permitido; cuidado ao passar as respostas para o gabarito (um erro pode ser fatal); nunca "chute" sem ler e tente fazer. Tenha: CALMA, ATENÇÃO E SEGURANÇA.


- Sa úde: cuide do seu corpo, alimente-se bem, faça exercícios, durma o tempo necessário; caso sinta algo estranho procure um médico, certifique-se sobre os sintomas de ansiedade; verifique também dificuldades de audição e visão, as quais poderão prejudicar a aprendizagem.


- Lazer: divirta-se com seus amigos e com a sua fam ília, brinque, ria, namore, mas lembre-se: é preciso dosar as rotinas de estudo com a obrigação, diversão e busca de informações.

 

 
REALIZAÇÃO - COLÉGIO DE ENSINO MÉDIO
R. Roberto Elhke,85 Centro, Canoinhas - SC CEP 89460-000 Fone (47) 3622 9921 - Fax (47) 3622 3574